Brasilia, O Carro feito de dentro para fora

Ola nação Aircooled! Hoje falarei sobre um carro que no inicio era considerado um carro de Luxo da VW, por um periodo foi estigmatizado como "Carro de Pobre" e hoje assim como o VW Fusca é cultuado, principalmente por ser a base dos Hatchbacks Modernos! Ela a Brasilia!

VW Brasilia
A boa velha, e controversa "Brasa"


Lançada em 1973 e Produzida até 1982, lançada para concorrer com o Chevrolet Chevette, o Dodge 1800, o Ford Maverick 4cc que acabavam de chegar ao mercado, era o sonho do então presidente da Volkswagen o senhor: Rudolph Leiding que assim como feito com SP2 (Primeiro carro criado fora da Matriz Alemã da Volks) queria criar um carro moderno para a década de 70 assim criando o segundo carro desenhado fora da Matriz! Porém desta vez para o uso "popular" e  realmente a Brasilia foi um carro que Surpreendeu bastante na  época, como todos sabemos sua base é a do Fusca, porém podia se notar que não era um carro tão "Espartano" quanto o "Sedan", na verdade ela fora criada com a intenção de Substituir o Besouro.
Era um carro considerado atraente para época possuía grande área Envidraçada, muitos acabamentos em plastico e borracha, um painel bem trabalhado, algumas por sinal vinham até com uma espécie de Imitação de Madeira no painel, algo considerado belo na época(uma tendência que tem retornado em carros de luxo), era um carro que sempre tentava ilustrar a modernidade, desde a escolha do seu nome, o nome da capital brasileira considerada uma cidade moderna!

Interior Brasilia
Interior de uma das Ultimas séries da Brasilia

"VW Brasilia foi um carro desenhado de dentro para fora" dizia a propaganda da VW na época 



Uma das vantagens que a VW ressaltava, foi o calcanhar de Aquiles da Brasilia, o Motor 1600 de dupla carburação, não pelo motor em sim, mas pelo ruido causado ao longo do tempo devido a falta de manutenção no anti ruido, quem já teve uma ou andou em uma sabe que o motor fica dentro da carcaça, porém diferente da Variant o motor não ficava escondido devido a necessidade de ventilação, e a falta de necessidade de espaço atrás, pois a volks não queria que a Brasilia fosse considerada uma Perua, mas sim um Hatchback.
Um raio-x da brasilia, fonte: Best Cars Website


A Brasilia não é uma perua:



Erroneamente a brasilia era tratada como uma perua pois na época carros com Grande área envidraçada e tampa traseira inteiriça eram carros como a Chevrolet Caravan e a Ford Belina, porém como sabemos em termos de espaço a brasilia deixa a desejar, o conceito dela é o mesmo dos Hatchbacks modernos

Abaixo a traseira de um Gol para comparação:

Porém como nem tudo são flores, mesmo sendo um carro tão Modernista, e Revolucionário a Brasilia assim como os seus sucessores, Variant, Zé do Caixão e outros modelos falharam em conseguir tanto sucesso quanto o fusca, sua produção se findou em 1982 com até então 950 Mil unidades produzidas! Além dos números de exportação para países como Africa do Sul e México, inclusive tem uma ilustre aparição no seriado Mexicano Chaves

A famosa Brasilia do Sr Barriga!
Algumas propagandas da VW Brasilia sempre ressaltando seu espaço interno e Robustez do motor Volkswagen! 
Propaganda Gringa da brasilia



Propagandas Brasileiras da Brasilia sempre ressaltando a modernidade e o espaço interno! 

É isto ae, espero não ter falado muitas besteiras, caso tenha dito, basta comentar e serão corrigidas, afinal Aircooledbr é um espaço democrático que busca sempre auxiliar os donos de Vw a Ar do Brasil! 

Curiosidade

Ao contrário do que muitos pensam, as primeiras brasilias lançadas em 1973 não possuiam o famoso "Volante Bumerangue" 

Brasilia com Volante Bumerangue 
Mesmo tendo sido utilizado pela primeira vez no modelo, as primeiras VW Brasilia saiam com o volante Cálice Preto, o mesmo dos Fuscas do inicio da década de 70 

Brasilia com Volante Cálice
Porém são raros os modelos que ainda conservam esta características, muitos por alterações dos próprios donos visando "modernizar" o carro, ou mesmo por falta de acesso as peças na necessidade de uma eventual troca.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.