Volkswagen Fusca 1300 GL: Ficha Técnica e História do Modelo Mais "Luxuoso"
O Volkswagen Fusca 1300 GL (Gran Luxo), lançado em 1981, é uma das versões mais raras e intrigantes da linha Fusca no Brasil. A Volkswagen do Brasil buscava uma maneira de manter o Fusca relevante em meio à crescente concorrência, como o Gol, a Brasília, o Chevette e o Fiat 147, e lançou o 1300 GL como uma tentativa de reposicionar o modelo no mercado. Com alguns toques de luxo, essa versão ficou marcada por sua exclusividade e raridade, desaparecendo tão discretamente quanto surgiu.
Um Fusca Diferenciado
O Fusca 1300 GL foi criado para se posicionar entre o 1300 L e o 1600, mantendo o motor econômico 1300, mas adicionando uma série de itens de conforto e design que antes eram exclusivos do modelo 1600. A intenção era criar um Fusca mais refinado, atraindo um público que buscava um pouco mais de sofisticação sem abrir mão do custo-benefício que o Fusca sempre ofereceu.
Entre as principais características externas, o 1300 GL apresentava para-choques com borrachões de proteção mais largos e o capô do motor com aberturas de ventilação, herdado do 1600. O logotipo "1300 GL" no capô do motor ajudava a diferenciar esta versão das demais, enquanto as lanternas traseiras "Fafá" (redondas e maiores) também chamavam a atenção.
Internamente, o 1300 GL era equipado com diversos itens que o destacavam dos outros Fuscas da época, como janelas laterais traseiras basculantes, aquecimento da cabine, luz de cortesia e bancos dianteiros com apoios de cabeça. Tudo isso proporcionava uma experiência de condução mais confortável, algo que o público apreciou, ainda que o modelo não tenha tido o sucesso comercial esperado.
Motor e Desempenho
O Fusca 1300 GL manteve o confiável motor VW Boxer, com 1285 cm³ de cilindrada, o clássico 4 cilindros opostos horizontalmente que já equipava outras versões do Fusca. O motor produz 46 cv a 4600 rpm, e o torque máximo de 9,1 kgfm é alcançado a 2600 rpm. Embora não fosse o carro mais rápido da época, seu desempenho era adequado para o que o público buscava: um carro robusto, econômico e fácil de manter.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 44,9 segundos, e a velocidade máxima é de 110 km/h. Esses números podem parecer modestos, mas é importante lembrar que o Fusca sempre foi valorizado mais pela sua simplicidade e durabilidade do que pela sua velocidade.
Especificações do Motor:
- Cilindrada: 1285 cm³
- Potência máxima: 46 cv a 4600 rpm
- Torque máximo: 9,1 kgfm a 2600 rpm
- Alimentação: Carburador
- Aspiração: Natural
- Peso/potência: 17,2 kg/cv
- Peso/torque: 86,8 kg/kgfm
Transmissão e Tração
O Fusca 1300 GL é equipado com um câmbio manual de 4 marchas, que se conecta a uma embreagem monodisco a seco, característica dos modelos da Volkswagen dessa época. A tração é traseira, garantindo uma condução estável e previsível, mesmo em terrenos mais desafiadores.
Detalhes da Transmissão:
- Câmbio: Manual, 4 marchas
- Tração: Traseira
- Embreagem: Monodisco a seco
Essa combinação de transmissão manual e tração traseira reforça a simplicidade do Fusca, mantendo o foco em um veículo fácil de dirigir e de manter.
Dimensões e Capacidade
O Fusca 1300 GL mantém as dimensões compactas tradicionais do modelo, com 4050 mm de comprimento, 1540 mm de largura e 1500 mm de altura, o que o torna ideal para manobras em áreas urbanas. A distância entre-eixos de 2400 mm oferece estabilidade suficiente, enquanto o peso total de 790 kg reforça a leveza do modelo.
Medidas Principais:
- Comprimento: 4050 mm
- Largura: 1540 mm
- Altura: 1500 mm
- Distância entre-eixos: 2400 mm
- Peso: 790 kg
- Porta-malas: 141 litros
- Tanque de combustível: 41 litros
Suspensão, Direção e Freios
A suspensão do Fusca 1300 GL é independente com braço arrastado na dianteira e semi-eixo oscilante na traseira, uma configuração que, apesar de simples, oferece boa absorção de impactos. A direção não assistida requer um pouco mais de esforço, especialmente em manobras apertadas, mas ainda assim é adequada para um carro dessa época.
Detalhes da Suspensão e Direção:
- Suspensão dianteira: Independente, com braço arrastado e barra de torção
- Suspensão traseira: Independente, com semi-eixo oscilante
- Direção: Não assistida
- Diâmetro de giro: 11,2 metros
Os freios são a tambor nas quatro rodas, uma configuração comum para a época, que ainda assim oferecia uma frenagem segura para um carro com o peso e desempenho do Fusca.
Consumo e Autonomia
O Fusca 1300 GL é conhecido por sua economia de combustível. Em ciclo rodoviário, ele alcança 11 km/l, e em áreas urbanas, o consumo fica em 7 km/l. Com um tanque de 41 litros, ele tem uma autonomia de 451 km em rodovias e 287 km em ambientes urbanos.
Consumo de Combustível:
- Consumo urbano: 7 km/l
- Consumo rodoviário: 11 km/l
- Autonomia urbana: 287 km
- Autonomia rodoviária: 451 km
Conclusão
O Volkswagen Fusca 1300 GL é uma verdadeira raridade na história dos Fuscas nacionais. Lançado com pouco alarde e desaparecendo rapidamente do mercado, ele é hoje um tesouro entre os colecionadores. Sua combinação de simplicidade mecânica com detalhes de luxo o torna um exemplar único, que reflete tanto a tentativa da Volkswagen de manter o Fusca relevante nos anos 80 quanto a essência do modelo: robusto, econômico e icônico.
Para quem tem o privilégio de encontrar um Fusca 1300 GL em bom estado, ele é muito mais que um carro — é um pedaço da história automobilística brasileira, digno de admiração e preservação.
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