Ficha Técnica Volkswagen Fusca 1300L 1978


O Volkswagen Fusca 1300L de 1978 é uma das versões mais emblemáticas de um dos carros mais populares já fabricados no Brasil. Conhecido por sua simplicidade, robustez e acessibilidade, o Fusca conquistou gerações de motoristas, tornando-se um verdadeiro ícone cultural. A versão 1300L oferece uma combinação ideal de desempenho econômico e durabilidade, com o famoso motor VW Boxer refrigerado a ar, que marcou a era dos Volkswagen a ar.

Uma das principais características, do Fusca 1300L é possuir o mesmo sistema de suspensão dos modelos maiores 1500 e 1600, com braço e pivô, e carcaça de fuscão, além do opcional de Freio a Disco Dianteiro, diferente do 1300 Standard que utilizava o antigo sistema de embuchamento.

Motor e Desempenho

O coração do Fusca 1300L é o motor VW Boxer, um clássico 4 cilindros opostos horizontalmente com 1285 cm³ de cilindrada. Esse motor é sinônimo de durabilidade, confiabilidade e fácil manutenção, características que fizeram do Fusca o carro ideal para o mercado brasileiro, onde muitas vezes as condições das estradas exigiam veículos robustos.

A potência máxima do Fusca 1300L é de 46 cv a 4600 rpm, e o torque máximo é de 9,1 kgfm a 2600 rpm. Embora o desempenho não seja impressionante quando comparado a carros modernos, ele cumpre bem seu papel em termos de economia e simplicidade. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 30,9 segundos, com uma velocidade máxima de 118 km/h.

Especificações do Motor:

  • Cilindrada: 1285 cm³
  • Potência máxima: 46 cv a 4600 rpm
  • Torque máximo: 9,1 kgfm a 2600 rpm
  • Alimentação: Carburador
  • Aspiração: Natural
  • Peso/potência: 17,0 kg/cv
  • Curso do pistão: 69 mm
  • Diâmetro do cilindro: 77 mm

O motor refrigerado a ar é uma das principais razões pela qual o Fusca 1300L ganhou a reputação de carro fácil de manter e que raramente deixava seu dono na mão. Seu funcionamento simples, sem a complexidade de sistemas de refrigeração líquida, tornava as manutenções básicas acessíveis a qualquer mecânico.

Transmissão e Tração

O Fusca 1300L de 1978 possui um câmbio manual de 4 marchas, acoplado a uma embreagem monodisco a seco, que proporciona trocas de marchas suaves e confiáveis. A tração traseira é outro elemento que ajudava o Fusca a enfrentar terrenos mais desafiadores, especialmente em áreas rurais do Brasil.

Detalhes da Transmissão:

  • Tração: Traseira
  • Câmbio: Manual, 4 marchas
  • Embreagem: Monodisco a seco

Essa combinação de transmissão manual e tração traseira proporcionava ao Fusca uma dirigibilidade simples, mas eficiente, com baixo custo de manutenção.

Dimensões e Capacidade

O Fusca 1300L de 1978 é um carro compacto, ideal para enfrentar o trânsito urbano brasileiro. Com 4026 mm de comprimento, 1540 mm de largura e 1500 mm de altura, ele oferece espaço suficiente para quatro ocupantes e uma boa capacidade de carga no porta-malas dianteiro, que comporta 141 litros.

Medidas Principais:

  • Comprimento: 4026 mm
  • Largura: 1540 mm
  • Altura: 1500 mm
  • Distância entre-eixos: 2400 mm
  • Peso: 780 kg
  • Porta-malas: 141 litros
  • Tanque de combustível: 41 litros
  • Carga útil: 380 kg

Suspensão e Direção

O sistema de suspensão do Fusca foi projetado para absorver os impactos das estradas brasileiras, muitas vezes irregulares. A suspensão dianteira é independente, com braço arrastado e barra de torção, enquanto a traseira utiliza um sistema de semieixo oscilante, que garante estabilidade e conforto na condução.

Detalhes da Suspensão:

  • Suspensão dianteira: Independente, com braço arrastado e barra de torção
  • Suspensão traseira: Independente, com semieixo oscilante
  • Direção: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 11 metros

Consumo e Autonomia

Um dos pontos fortes do Fusca 1300L é sua economia de combustível. Em condições rodoviárias, o Fusca pode alcançar um consumo de 12 km/l, enquanto em ambiente urbano, esse número cai para 8 km/l. Com um tanque de 41 litros, ele tem uma autonomia de 328 km na cidade e 492 km em estradas.

Consumo de Combustível:

  • Consumo urbano: 8 km/l
  • Consumo rodoviário: 12 km/l
  • Autonomia urbana: 328 km
  • Autonomia rodoviária: 492 km

Conclusão

O Volkswagen Fusca 1300L de 1978 é um clássico que ainda desperta paixão nos amantes de carros. Seu design icônico, combinado com a simplicidade do motor VW Boxer e sua eficiência de combustível, fazem deste modelo um dos mais queridos da linha Volkswagen a ar. O Fusca continua sendo lembrado não apenas como um carro, mas como um verdadeiro símbolo de uma era em que os veículos eram robustos, fáceis de consertar e, acima de tudo, confiáveis.

O Fusca 1300L oferece o que muitos motoristas buscavam: um carro acessível, econômico e que podia ser confiado para o uso diário, seja nas cidades ou no campo.

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