Puma o Esportivo "Made In Brazil"

Olá galera, hoje irei falar sobre um esportivo nacional produzido de 1967 a 1995, um dos carros mais famosos dotado de mecânica VW a ar mas não era produzido pela VW, o Puma GTE, foi um carro marcante para a nossa industria, afinal foi um dos primeiros fabricantes Nacionais de veiculos automotores, produzindo desde os famosos "Puminhas" a caminhões

Ao contrário do que muitos pensam o Puma não nasceu "volkswagen" ele nasceu "DKW", criado por Rino Malzoni e Anizio Campos em um sitio na cidade de Matão - SP

Anisio Campos o Desenhista

Rino Malzoni: Piloto e um dos idealizadores do projeto!

Entusiastas de automobilismo, eles já estavam envolvidos em projetos automotivos anteriores, principalmente na construção de carros de corrida. A ideia de criar um esportivo leve, ágil e acessível para o mercado nacional surgiu com o desenvolvimento do Puma GT, um carro que não só despertou o interesse do público como também demonstrou as capacidades técnicas e de design da nova empresa.

Conhecido como o Puma GT, sua mecânica e Chassi eram o mesmo do Belcar.

DKW Belcar: Mecânica 2 tempos, 3 Cilindros em Linha de acordo com dados
de época sua potência se igualava ao motor 3cc do Aero Willys

Além do fator do motor 2 tempos que proporcionava grande potência sua carcaça era feita em fibra de vidro, ficando conhecido posteriormente como Puma DKW, sendo produzidas no total de 170 unidades até a compra da DKW pela volkswagen.


Puma "DKW" GT

Porém não é sobre eles que iremos falar, mas sim sobre o Puma GT com mecânica Volkswagen, após a compra da DKW pela Volks a Puma iniciou estudos para a fabricação do carro sobre a plataforma Volkswagen, então surge a primeira série baseada na Mecânica e Chassi do Karmman Ghia.

Eis que surge o primeiro projeto do Puma VW:

Um chassi VW com armação VW ao lado do Lendário GT Malzoni, este viria a ser
o chassi de testes do primeiro Puma VW!
Foto do primeiro protótipo do Puma Volkswagen! ainda não terminado
faltando alguns detalhes como frisos e o para choque traseiro.

Pode se reparar que a frente deste primeiro protótipo ainda não possuia os aros de faróis
 e nem a bolha protetora, além da ausência dos para choques

Após um longo periodo de testes e criação de peças o primeiro Puma VW aparece
completo na Auto Esporte de 1968
Inicialmente o carro era dotado de mecânica 1500. Para quem pensa que a Puma era uma empresa pequena ae vão algumas fotos, de acordo com Dados de época, a empresa chegou a ter mais de 800 funcionários na fábrica, localizada ao lado da fábrica da Vemag no Ipiranga em SP.




Fonte das Imagens: Puma Classic

 

Exportação e Reconhecimento Internacional

O sucesso da Puma no Brasil foi tão grande que, em pouco tempo, a marca começou a exportar seus modelos para outros países, especialmente os Estados Unidos e Europa. No mercado externo, a Puma era vista como uma alternativa acessível e exótica aos carros esportivos europeus. Essa fase de expansão internacional solidificou a imagem da Puma como uma fabricante capaz de competir em um cenário global, algo raro para empresas brasileiras na época.

O Declínio da Marca

Eram carros que possuíam excelente acabamento e qualidade de fabricação, porém como um problema da indústria nacional automobilística após um período excelente até 1980 a fábrica localizada em matão-sp passou por sérios problemas e foi fechada no ano de 1985 após 22922 unidades produzidas(Contando de GT Malzoni aos Puma GTB). Em 1986 a Puma fora adquirida pela Araucária Veículos, tendo sido produzidas apenas 15 unidades, passando logo em seguida para a empresa Alfa Metais 

Tentativas de Retorno

Nos anos seguintes, houve diversas tentativas de reviver a Puma, mas nenhuma delas alcançou o sucesso esperado. Apesar de sua produção ter sido retomada em pequenas escalas por diferentes grupos empresariais, o impacto original da marca nunca foi totalmente recuperado. No entanto, o legado da Puma permanece vivo, com inúmeros clubes de colecionadores e eventos dedicados a celebrar seus modelos clássicos.

Crises econômicas e mudanças no mercado

Apesar do sucesso, a história da Puma Automóveis também foi marcada por dificuldades. A crise econômica que atingiu o Brasil durante os anos 1980 e a alta inflação prejudicaram severamente a produção e comercialização dos veículos da marca. Além disso, com o mercado automotivo se tornando cada vez mais competitivo e o avanço tecnológico de outras fabricantes, a Puma começou a perder espaço.

Outro fator que contribuiu para o declínio foi a saturação do mercado de esportivos de baixo custo, com a chegada de concorrentes mais modernos e eficientes. O uso contínuo da mecânica Volkswagen a ar, que era simples e confiável, começou a ser visto como ultrapassado em comparação com os motores mais avançados oferecidos por outras marcas.

O fim da produção

Em 1985, a Puma Automóveis encerrou oficialmente suas atividades. Embora tenham ocorrido tentativas de ressuscitar a marca em anos posteriores, nenhuma delas conseguiu recuperar o brilho e o sucesso alcançado nas décadas anteriores. Ainda assim, o legado da Puma continua vivo entre os entusiastas de carros clássicos no Brasil e no exterior.

O Legado da Puma

Colecionadores e entusiastas

Mesmo após o encerramento da produção, os veículos da Puma continuaram a ser altamente valorizados por colecionadores e entusiastas de carros clássicos. Hoje, os modelos da marca são presença garantida em encontros de carros antigos e exposições automotivas. O estilo inconfundível e a história rica dos veículos fazem da Puma uma marca muito respeitada no mundo automotivo.

A importância da Puma para a indústria automotiva brasileira

A Puma Automóveis representa muito mais do que apenas uma fabricante de carros esportivos. Sua trajetória simboliza a capacidade brasileira de criar produtos inovadores e de alta qualidade, capazes de competir em um mercado global. O uso de tecnologias simples, porém eficientes, como a mecânica Volkswagen, mostrou que é possível combinar design e performance sem comprometer a praticidade e a manutenção.

Conclusão

A história da Puma Automóveis é um testemunho do espírito inovador e do talento brasileiro para criar algo único e marcante. Mesmo enfrentando desafios econômicos e de mercado, a marca deixou uma marca indelével no cenário automotivo nacional e internacional. Para os fãs de carros esportivos e do universo Volkswagen a ar, a Puma será sempre lembrada como um ícone que combinou estilo, performance e simplicidade mecânica de forma inigualável.

 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.