Especiais: Porsche 914, o Porsche Popular!
Olá pessoal, tudo bem? estou aqui para trazer um artigo muito legal para vocês, sobre um carro que não foi muito comum no Brasil! E se for analisar também não é bem um VW, mas vale apena falar deste carro! Um modelo raro, polêmico, um divisor de opiniões entre os fãs da Porsche!
Karmann Ghia, o Esportivo da VW que no final da década de 60 já sentia a idade de seu Projeto |
Esta história se inicia no final da década de 1960, por volta de 1969, pois ambas as empresas: Porsche e Volkswagen tinham brechas em seu catalogo de veículos a Porsche já via a necessidade de substituir seu modelo de entrada, o 912, e o Karmman Ghia o esportivo da VW já sentia os efeitos do tempo.
Porsche 912 o modelo de entrada da fábrica de Stutgart assim como seu "primo" de Wolfsburg o ghia, já sentia o efeito do tempo |
Eis que ainda no ano de 1969 o carro é apresentado no salão de genebra, surpreendeu bastante por suas características bem incomuns a ambas as marcas.
Porsche 914 e seus famosos Faróis escamotáveis! |
Porsche 914 com seus faróis escondidos! |
Estilo clássico da marca, conta giros ao centro em vez do velocímetro Tendência que se tornaria cada vez mais comum aos carros da Porsche. |
O Famoso motor 6 Cilindros 2.0 que equiapava a versão mais "Apimentada" |
Como tudo um dia chega ao fim, após vender 115.631(sendo a maioria exportados para os estados unidos) veículos a Porsche decide parar em 1976 a produção deste modelo, que havia ganhado o apelido no sentido pejorativo de "Volksporsche", se tornando assim um fracasso de vendas na Europa
Anuncio Comemorativo de 100.000 Unidades! |
O caso 914/8:
Este modelo não chegou exatamente a sair para rua, fora mostrado pela Porsche no 40º do modelo em seu museu, comemorava os 60 anos de Ferry Porsche em 1969, era dotado de um motor de 8 cilindros de 300cv, sendo um dos dois únicos modelos com esta motorização a ser produzido, o outro modelo foi entregue a Karl Lotz do qual permanece com o mesmo até hoje
Abaixo algumas especificações das versões para a galera se deliciar!
Versões:
um "Raio-x" do 914/4 |
914-4
Motor: 1700cc
Tipo de Motor: Boxer 4cilindros contrapostos VW Central
Alimentação: Injeção de combustível
Potência: 85cv (SAE)
0 a 96km/h em 13,9s
Velocidade Max: 175 km/h
914-6
Motor: 2000cc
Tipo de Motor: Boxer 6cilindros Porsche Central
Potência: 125 cv (SAE)
0 a 96Km/h em 10,3s
Velocidade Max: 192km/h
Abaixo, algumas Propagandas
Fontes:
http://www.1302super.com/page8a.html
http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/grandescarros/vw-porsche-914-479444.shtml
Wikipédia.
http://www.productioncars.com/vintage-ads.php/Porsche/914
Nenhum comentário: