Especiais: Porsche 914, o Porsche Popular!

Olá pessoal, tudo bem? estou aqui para trazer um artigo muito legal para vocês, sobre um carro que não foi muito comum no Brasil! E se for analisar também não é bem um VW, mas vale apena falar deste carro! Um modelo raro, polêmico, um divisor de opiniões entre os fãs da Porsche!




Karmann Ghia, o Esportivo da VW que no final da década
de 60 já sentia a idade de seu Projeto
Ele o Porsche "Popular", o modelo 914, que na Europa e nos estados unidos é considerado o "sucessor" do Karman Ghia, o carro que surgiu por conta de uma amizade entre Henrich Nordoff e Ferry Porsche(filho de Ferdinand Porsche e projetista do Porsche modelo 911) .


Esta história se inicia no final da década de 1960, por volta de 1969, pois ambas as empresas: Porsche e Volkswagen tinham brechas em seu catalogo de veículos  a Porsche já via a necessidade de substituir seu modelo de entrada, o 912, e o Karmman Ghia o esportivo da VW já sentia os efeitos do tempo.

Porsche 912 o modelo de entrada da fábrica de Stutgart
assim como seu "primo" de Wolfsburg o ghia, já sentia
o efeito do tempo 
Pois bem, por uma situação ou "ironia do destino" devido a um encontro entre Nordoff e Porsche, surge esta máquina (que não chegou a terras tupiniquins, por motivos óbvios, devido as importações terem sido fechadas), inicialmente idealizada para o mercado norte americano, e o mercado europeu (que estava a pleno vapor após se recuperar da segunda guerra).


Eis que ainda no ano de 1969 o carro é apresentado no salão de genebra, surpreendeu bastante por suas características bem incomuns a ambas as marcas.




Porsche 914 e seus famosos Faróis escamotáveis! 
Além do desenho um tanto "quadrado" ele trazia novidades para aquela época como os famosos: "Faróis escamotáveis", para quem não conhece, são os faróis que se "escondem" no capô quando não estão sendo utilizados, uma inovação que fizera muitos fãs de Porsche "torcerem o nariz".

Porsche 914 com seus faróis escondidos!
Mas como era de se esperar da fusão entre as duas marcas, ele vinha com mais alguns "apetrechos" como o seu teto removível que podia ser guardado em um espaço próximo ao motor do carro, além de um painel esportivo, digno de um carro feito e desenhado na fábrica de Stutgart!


Estilo clássico da marca, conta giros ao centro em vez do velocímetro
Tendência que se tornaria cada vez mais comum aos carros da Porsche.
Porém como nem tudo são flores na história de qualquer projeto, devido a algumas situações internas, a Volkswagen desiste do produzir o modelo, porém começaria a vender para a fábrica de Stutgart chassis e motores Boxer 4cilindros a preços mais baixos, assim o porsche de entrada viria em duas versões, o 914-4 com motor Boxer 4 cilindros 1.700cc com 85hp e o 914-6 com o famoso Boxer 6 cilindros Porsche de 2.0 Litros e 110cv, sendo ambos os motores centrais.

O Famoso motor 6 Cilindros 2.0 que equiapava a versão mais "Apimentada"


Como tudo um dia chega ao fim, após vender 115.631(sendo a maioria exportados para os estados unidos) veículos a Porsche decide parar em 1976 a produção deste modelo, que havia ganhado o apelido no sentido pejorativo de "Volksporsche", se tornando assim um fracasso de vendas na Europa

Anuncio Comemorativo de 100.000 Unidades!

O caso 914/8:

Este modelo não chegou exatamente a sair para rua, fora mostrado pela Porsche no 40º do modelo em seu museu, comemorava os 60 anos de Ferry Porsche em 1969, era dotado de um motor de 8 cilindros de 300cv, sendo um dos dois únicos modelos com esta motorização a ser produzido, o outro modelo foi entregue a Karl Lotz do qual permanece com o mesmo até hoje

Abaixo algumas especificações das versões para a galera se deliciar!

Versões:

um "Raio-x" do 914/4


914-4
Motor: 1700cc
Tipo de Motor: Boxer 4cilindros contrapostos VW  Central
Alimentação: Injeção de combustível
Potência: 85cv (SAE)
0 a 96km/h em 13,9s
Velocidade Max: 175 km/h


914-6 
Motor: 2000cc
Tipo de Motor: Boxer 6cilindros Porsche Central
Potência: 125 cv (SAE)
0 a 96Km/h em 10,3s
Velocidade Max: 192km/h

Abaixo, algumas Propagandas












Fontes:
http://www.1302super.com/page8a.html
http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/grandescarros/vw-porsche-914-479444.shtml
Wikipédia.
http://www.productioncars.com/vintage-ads.php/Porsche/914

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.