Volkswagen 1600: O Zé do Caixão!

Olá nação Aircooled, já que estamos falando dele:


"Quem não ler estre artigo sofrerá com uma Praga do Zé do caixão!" 
Voltando ao foco, não, com certeza não iremos falar do Zé Mojica e seu lendário personagem o "Zé do Caixão", mas sim de um simpático carro da VW lançado em 1969 o VW 1600, sim ele possuia apenas este nome derivado do alemão VW Notchback

VW Notchback

Este carro surgia devido a uma necessidade da VW de conquistar um novo mercado, principalmente o mercado dos taxistas pois possuia 4 portas, incrível espaço interno, e uma excelente decoração interna com imitação de jacarandá no painel da familia Variant, além de possuir um motor 1600 de 60cv e carburação simples

VW 1600-L também conhecido como: Saboneteira e Zé do Caixão devido ao seu desenho
Porém infelizmente o tiro da Volkswagen do Brasil saiu pela culatra, graças ao seu formato de frente e traseiras Parecidas quando olhadas de relance e as quatro Alças iguais nas quatro portas o carro ganhou o famigerado apelido de "Zé do Caixão" tendo sido produzido por apenas 3 anos pois o que no começo era considerado uma evolução, acabou se tornando um grande mico, mas, nada mais justo que apresentar melhor este carro que graças a sua raridade pela chacota no passado se tornou um clássico hoje, vamos conhecer o "Zézinho" ou a Saboneteira como é carinhosamente chamado entre os colecionadores:

Como era tipico desta familia o 1600 possuia acabamento interno preto
com painel em jacarandá, sem muitos como acessório um relógio no lado
direito, e o marcador de combustivel passava para o lado Direito


A clássica frente do 1600 que lembra muito um Robozinho!
Ao contrário do que muitos pensam, esta frente também foi utilizada
nas primeiras séries da Variant no Brasil

Traseira que vinha com as mesmas lanternas da Variant e TL
como era de se esperar.

Existem poucos materiais e pouca literatura sobre estes carros devido a sua curta produção, abaixo mais algumas especificações para quem se interessa mais:

Mecânica: VW Boxer 1600 (Clássico Motor refrigerado a Ar)
Potência: 60cv (Metodo SAE) Carburação Simples
Freios: Disco dianteiro e Tambor na Traseira (O primeiro VW no Brasil a ter esta configuração como padrão)
Suspensão: barras de torção com Pivôs invés de embuchamentos.

E como um "Plus" deixo vocês com um antigo e raro comercial do "Zé do Caixão"

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