Volkswagen 1600: O Zé do Caixão!
Olá nação Aircooled, já que estamos falando dele:
Voltando ao foco, não, com certeza não iremos falar do Zé Mojica e seu lendário personagem o "Zé do Caixão", mas sim de um simpático carro da VW lançado em 1969 o VW 1600, sim ele possuia apenas este nome derivado do alemão VW Notchback
Este carro surgia devido a uma necessidade da VW de conquistar um novo mercado, principalmente o mercado dos taxistas pois possuia 4 portas, incrível espaço interno, e uma excelente decoração interna com imitação de jacarandá no painel da familia Variant, além de possuir um motor 1600 de 60cv e carburação simples
Porém infelizmente o tiro da Volkswagen do Brasil saiu pela culatra, graças ao seu formato de frente e traseiras Parecidas quando olhadas de relance e as quatro Alças iguais nas quatro portas o carro ganhou o famigerado apelido de "Zé do Caixão" tendo sido produzido por apenas 3 anos pois o que no começo era considerado uma evolução, acabou se tornando um grande mico, mas, nada mais justo que apresentar melhor este carro que graças a sua raridade pela chacota no passado se tornou um clássico hoje, vamos conhecer o "Zézinho" ou a Saboneteira como é carinhosamente chamado entre os colecionadores:
Existem poucos materiais e pouca literatura sobre estes carros devido a sua curta produção, abaixo mais algumas especificações para quem se interessa mais:
Mecânica: VW Boxer 1600 (Clássico Motor refrigerado a Ar)
Potência: 60cv (Metodo SAE) Carburação Simples
Freios: Disco dianteiro e Tambor na Traseira (O primeiro VW no Brasil a ter esta configuração como padrão)
Suspensão: barras de torção com Pivôs invés de embuchamentos.
E como um "Plus" deixo vocês com um antigo e raro comercial do "Zé do Caixão"
"Quem não ler estre artigo sofrerá com uma Praga do Zé do caixão!" |
VW Notchback |
Este carro surgia devido a uma necessidade da VW de conquistar um novo mercado, principalmente o mercado dos taxistas pois possuia 4 portas, incrível espaço interno, e uma excelente decoração interna com imitação de jacarandá no painel da familia Variant, além de possuir um motor 1600 de 60cv e carburação simples
VW 1600-L também conhecido como: Saboneteira e Zé do Caixão devido ao seu desenho |
A clássica frente do 1600 que lembra muito um Robozinho! Ao contrário do que muitos pensam, esta frente também foi utilizada nas primeiras séries da Variant no Brasil |
Traseira que vinha com as mesmas lanternas da Variant e TL como era de se esperar. |
Existem poucos materiais e pouca literatura sobre estes carros devido a sua curta produção, abaixo mais algumas especificações para quem se interessa mais:
Mecânica: VW Boxer 1600 (Clássico Motor refrigerado a Ar)
Potência: 60cv (Metodo SAE) Carburação Simples
Freios: Disco dianteiro e Tambor na Traseira (O primeiro VW no Brasil a ter esta configuração como padrão)
Suspensão: barras de torção com Pivôs invés de embuchamentos.
E como um "Plus" deixo vocês com um antigo e raro comercial do "Zé do Caixão"
Nenhum comentário: