Hebmüller e Stoll Coupê: Belíssimas Jóias Raras!

Linha de Produção da Hebmüller
em 1949
Olá galera, vim hoje falar sobre uma raridade da História da volks, o único fusca além do Karmman Cabriolet conversível "original", talvez este seja um dos exemplares mais bonitos fabricados sob encomenda, produzido pela empresa Alemã Hebmüller que era especializada em produzir carruagens de Luxo desde 1889, fundada por Joseph Hebmüller, iniciando sua produção de carros sob encomenda a partir de 1919, porém sua fama viria mais tarde após a Segunda Guerra Mundial no ano de 1949 sob o comando de seu filho, onde sob encomenda da Volkswagen pelo seu presidente o Sr Heinrich Nordoff criaria o Volkswagen Type 14A, um Cabriolet 2+2, baseado no Type 1 (O fusca) produzindo exatas 2000 unidades sob encomenda da VW, neste periodo a VW já produzia uma versão conversível porém de quatro lugares, neste contrato com a Hebmüller a volks buscava um público diferente, os jovens do pós guerra que já possuíam alguns marcos em seus bolsos para gastar com estas "belezas", porém como se sabe nem tudo são flores, na data de 23 de Junho de 1943 um incêndio na linha de Pintura causou grande Caos na fábrica, apenas 50 unidades estavam prontas, porém após este período no ano de 1950 a Hebmüller retoma sua produção lentamente, até 1953 onde encerraria de vez suas atividades e seria comprada pela empresa Norte Americana: Ford.


Abaixo algumas fotos e alguns detalhes sobre o hebmüler:

Não muito diferente do Sedan o Hebmüller também era dotado da famosa "Bananinha"
porém como não possuia a Coluna central elevada a solução encontrada
foi mover para perto do Para-lama

Painel Similar ao do Sedan, porém com um volante com umd esenho
mais esportivo, e alguns detalhes mais "sofisticados" de tapeçaria.

A pintura de dois Tons, esta foi uma das poucas séries do fusca
onde a Pintura de Dois Tons é original.

A Versão Coupé:

Possuia quase todos os detalhes do Cabriolet, porém suas diferenças eram: Vidros Traseiros mais generosos, possibilitando maior visibilidade e o Teto fixo e Limpadores de para brisas fixados acima.



Ficha Técnica Mecânica:
Motor: 1100cc Boxer 
4 cilindros Opostos
Potência: 25CV
Freios: 4 freios a tambor acionados hidraulicamente 
Diferente dos fuscas da época os Hebmüllers e Fuscas Karmman da época já vinham com freios por acionamento Hidráulico em vez do acionamento a cabo, que só viria no meio da década de 1950 nos fuscas da Volkswagen

Preço de venda na época: 7500 Marcos Alemães.

Para quem deseja conhecer as cores do Hebmüler abaixo o Link para um aplicativo em Inglês onde estão listadas todas as cores da versão cabriolet.


O Stoll Coupê:

A história do Stoll Coupê é digamos mais "triste" que a do Hebmüller, mesmo estando exposto no Museu da VW este modelo é único, e rarrissimo, fora feito sob encomenda na década de 1952 para a empresa Stoll, básicamente é um Hebmüller Coupé com vidro traseiro maior, e um "protetor" de roda Traseira, um Coupé 2+2, mas sua produção fora encerrada antes do Inicio devido ao sucesso do Karmman Ghia que viria a ser o "coupé esportivo" da VW mais famoso.


Curiosidade: Este modelo fora restaurado pelo Colecionador Inglês: Mr Bob Shall (Uma sumidade em VWs na Europa), após alguns anos e algumas alterações como cores que o original era Bege e Verde para Bege e Marfim, e 14 anos garimpando peças para poder terminar o carro, o Então Presidente da Volkswagen o Dr Brend Wiersch fizera uma proposta de comprar o carro para deixar exposto no museu da Volkswagen em Wolfsburg na Alemanha onde o mesmo se encontra até hoje.

Algumas fotos desta raridade










Peço perdão caso tenha errado em alguma informação caso possível comente para corrigirmos os erros deste artigo, pois a maioria das informações encontradas na Internet são em Inglês, espero poder ter ajudado a galera que curte estas séries especiais!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.