Dicas para viajar de fusca
Olá galera, cá estou novamente com uma postagem legal para vocês, para tentar ajudar com uma das dúvidas mais antigas de quem compra um fusca e nunca viajou com um, porém pretende pegar a estrada pela primeira vez, não considero isto o guia definitivo, mas eu coloquei aqui tudo que eu aprendi ao longo do tempo que eu possuo o meu fusca, dicas do meu avô, de mecânicos e companheiros de clubes.
Mas vamos ao que interessa. acho que antes de falarmos de ferramentas, precisamos ressaltar algumas situações muito importantes, pois mesmo amando o besouro sendo um carro resistente e que chega a qualquer canto é preciso tomar nota de algumas coisas e fazer um Planejamento caso a viagem seja longa (ao meu ver seria uma viagem de mais de 100km de distância):
4. Chave de Boca : Alguns fuscas possuem um parafuso que prende o cabo de acelerador com uma cabeça lisa, isto inutiliza qualquer chave de fenda, então caso o seu seja um destes adiquira uma chave treze facilita demais na hora de tirar o parafuso e colocar novamente (Lembre-se de ver a medida do parafuso antes de comprar a chave).
Evite o excesso de malas, pode ser prejudicial! |
Mas vamos ao que interessa. acho que antes de falarmos de ferramentas, precisamos ressaltar algumas situações muito importantes, pois mesmo amando o besouro sendo um carro resistente e que chega a qualquer canto é preciso tomar nota de algumas coisas e fazer um Planejamento caso a viagem seja longa (ao meu ver seria uma viagem de mais de 100km de distância):
Fonte da Imagem: Uol viagens |
- Planejamento de Rota: Nunca é de mais com pelo menos uma semana a 2 dias antes da viagem caso seja uma distância longa e a primeira vez que faz este trajeto com o fusca um planejamento, saber quais as melhores rotas, distância, e a média de combustível que será gasto, se possui pedágios, ou pontos onde possam ser feitas paradas em caso de necessidade, pode parecer exagero mas, já dizia o avô da gente:"O seguro morreu de velho", caso você não saiba por onde começar este ponto, acesse o Guia Quatro Rodas, nele você pode obter 90% destas informações
- Respeite os 80: Já dizia a antiga propaganda da volkswagen, se você possui um motor Standard (sem modificações) 1300/1500 não abuse muito da velocidade, mesmo os limites das estradas modernas sendo entre 100 e 110km/h estes motores precisam fazer certo esforço para manter estas velocidades principalmente em trechos de sobidas, então quando você perceber que o motor está forçando reduza, mantenha os 80, desta forma o seu carro terá ecônomia de combustível
- Não ande Desengatado: Este é um costume errôneo que surgiu no Brasil após a vinda do DKW que possuia uma função no câmbio chamada "Roda Solta" que fazia com que o carro rodasse aparentremente desengatado em trechos de descida para ecônomizar combustível, porém no fusca esta é uma prática arriscada por 2 motivos que valem para qualquer outro carro inclusive os modernos. Primeiro: perca do freio motor, quando o carro está desengatado ele retorna a marcha lenta, onde o motor não exerce força sobre as rodas, ou seja não há nada além do sistema de freios segurando o carro o que aumenta a distância da frenagem drásticamente, e o Segundo são os danos a caixa de Câmbio, pois um erro na hora de voltar as marchas pode ocasionar quebra de engrenagens, e inclusive aumentar o consumo do carro devido a rotações excessivas
- Revise o Carro: Procure por folgas na correia caso não saiba este link pode ajudar:, e observe o nível do óleo afinal além do óleo lubricar as peças ele funciona como agente de arrefecimento
- Verifique a calibragem de todos os pneus inclusive o estepe:
Estas 4 dicas, são as básicas, são dicas que sempre ouvimos de nossos pais, avós e instrutores de auto escola e valem para qualquer carro, agora as dicas abaixo eu considero especificas para o fusca, cada um possui suas ferramentas, porém eu creio que esta caixa sirva para qualquer situação, por sinal é a minha caixa de ferramentas padrão que me salvou de muitos problemas, abaixo as ferramentas com explicações detalhadas.
1. Chave de Fenda: Chave de fenda é muito útil para algumas situações como, Regular a marcha lenta do carburador e auxiliar na troca da correia caso ela quebre ou escape, apertar as abraçadeiras do escapamento caso escapem, auxilia na troca de cabos de aceleradores de alguns modelos que possuem a cabeça fenda no parafuso, entre outras funções, dependendo da qualidade do material é do tamanho da mesma da um excelente pé de cabra pra sacar calotas na falta de um saca calota ou alicate.
2. Chave Cruzeta: Caso você não se preocupe com a originalidade dos acessórios, compre uma chave cruzeta! É bem mais fácil de efetuar a troca dos pneus com ela, sai entre 30 e 50 reais dependendo da região, caso não tenha muita grana para comprar ela, eu sugiro um pedaço de cano galvanizado que pode auxiliar muito na hora de trocar o pneu como extensão da alavanca: mas muito cuidado ao utilizar.
3. Pedaço de Madeira(Não obrigatório, apenas para pessoas que passam por trechos com acostamento sem asfalto): você deve estar se perguntando: "por que um pedaço de madeira?" esta serve para quando você precisar parar em algum acostamento o estrada de terra, caso a terra esteja muito mole você pode utilizar como apoio do macaco para que o macaco não escorregue ou afunde com seu carro, porém precisa ser um pedaço firme e mais largo que a base do macaco (Conceito de aderência, os trilheiros entendem bem disto rsrsrs)
4. Cabo de Acelerador e Correia Reserva: este nem precisaria explicar porém acreditem faz falta, caso não saiba como trocar e não tenha socorro no momento este Link ensina a trocar a correia e o cabo de acelerador: mas só o faça se tiver certeza e segurança
5. Pedaço de Arame: Útil para muitas coisas principalmente na falta de um cabo de acelerador ou para puxar o cabo de acelerador sem menores problemas.
Chave de Boca |
4. Chave de Boca : Alguns fuscas possuem um parafuso que prende o cabo de acelerador com uma cabeça lisa, isto inutiliza qualquer chave de fenda, então caso o seu seja um destes adiquira uma chave treze facilita demais na hora de tirar o parafuso e colocar novamente (Lembre-se de ver a medida do parafuso antes de comprar a chave).
5. Alicate Universal: Normalmente o cabo de acelerador deixa um excesso, é sempre bom cortar-lo para não ficar solto no motor, fora que da uma forcinha na hora de puxar o cabo, além de ajudar a puxar aquelas calotinhas de parafusos.
6. Oleo desengripante: auxilia a passagem do cabo de acelerador e a remoção de parafusos de roda muito duros.
7. Não por isto menos importante, talvez um dos mais: Tenha sempre um Punhado de Fusíveis: devidamente guardados dentro do seu carro, pois estes podem ser muito úteis: as vezes os fusíveis tendem a cair das caixinhas que não possuem mais proteção ou podem queimar, e podem ser trocados facilmente a qualquer momento, custam entre R$ 0,50 e R$1,00!
8. Meio óbvio mas eu vi gente que não possui! Saca Calota: se você utiliza calotas sempre possua um, não é dificil de encontrar para comprar neste Link você encontra uma lista de lojas que vendem
9. Macaco Sanfona: Esta é uma dica, pra quem estiver disposto a gastar uma grana, vale muito apena, pois é muito mais seguro e estável que o macaco original do fusca, você pode até ter o original guardado para questões de placa preta e tudo mais, mas este é bem mais eficaz.
Saca Calotas |
8. Meio óbvio mas eu vi gente que não possui! Saca Calota: se você utiliza calotas sempre possua um, não é dificil de encontrar para comprar neste Link você encontra uma lista de lojas que vendem
Macaco Sanfona |
9. Macaco Sanfona: Esta é uma dica, pra quem estiver disposto a gastar uma grana, vale muito apena, pois é muito mais seguro e estável que o macaco original do fusca, você pode até ter o original guardado para questões de placa preta e tudo mais, mas este é bem mais eficaz.
Não garanto que seja um guia definitivo, porém pode dar uma força e lhe tirar de sérios apuros, este é o bom dos VW a Ar, a praticidade na sua manutenção!
Boa viagem a quem for pegar a estrada após ler este artigo e conte nos comentários como foi sua experiência, espero ter dado uma força
Boa viagem a quem for pegar a estrada após ler este artigo e conte nos comentários como foi sua experiência, espero ter dado uma força
Vinicius Sartori:
ResponderExcluirGostei das informações; ajudaram-me muito! Tenho um fuscão (1500), ano 1975, desde 1981, ok! tenho, também um corsa reth 12/12. Rodo com o fuscão todo fim de semana para movimentar a máquina, né! Sou de Belo Horizonte-MG e tenho 71 anos de idade. Obrigado,
José Eustáquio Fernandes - "jeferadv@oi.com.br"
Senhor José, é sempre bom compartilhar informação com todos, compartilhar experiências, afinal viajar prevenido é sempre bom \o/
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